A semelhança da avaliação de qualquer imóvel urbano, várias são as vantagens em se realizar a avaliação de imóveis classificados como prédios rústicos. Uma delas é o conhecimento do valor real do bem. Outras podem ser: o aumento do controle patrimonial, cumprimento de legislação e normas, além de estar preparado para possíveis oportunidades de compra e venda ou processos de fusão e aquisição.
Avaliações precisas de instalações e máquinas são críticas nos mercados em constante mudança de hoje; eles formam a base de estratégias de transação bem-sucedidas e, o mais importante, do retorno do investimento. É essencial ter acesso a informações precisas e a aconselhamento profissional e independente para tomar decisões sustentadas.
A avaliação de uma propriedade ou projecto agrícola consiste na determinação técnica do valor qualitativo ou monetário da terra e das benfeitorias existentes na propriedade rural, estando baseada nas suas características intrínsecas, influenciadas por fatores externos. A avaliação tem por finalidade servir de orientação a um comprador, vendedor, investidor ou financiador a obtenção de um relatório técnico, e igualmente possibilitar um planeamento adequado para uma exploração racional e economicamente viável da propriedade.
1) Definição de exploração desejada, seja ela agrícola, pastoril ou mista.
2) Após esta definição deve-se levar em consideração uma serie de fatores intrínsecos a propriedade (climáticos, edáficos, hidrográficos e benfeitorias) e outra, de fatores extrínsecos (econômicos, sociais e políticos) para que haja um melhor aproveitamento da propriedade.
2.1) Fatores intrínsecos a propriedade agrícola:
a) CLIMÁTICOS: temperatura, umidade relativa do ar, luz, precipitação, ventos e salubridade.
b) BIOLÓGICO: natureza, humidade, relevo e fertilidade dos solos.
c) HIDROGRÁFICOS: rios, riachos, açudes e mananciais de água.
d) BENFEITORIAS: construções, cercas, culturas permanentes, estradas e etc.